segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Quais são as tradições de Halloween
Em 31 de Outubro celebra-se o Halloween, uma das festas mais populares nos Estados Unidos que pouco a pouco, mediante a influência da televisão e do cinema, está sendo acolhida também noutros países, contagiando todo o mundo com a desejo de festejar também o Halloween. De origem celta, o seu nome vem da abreviatura da frase All Hallows E'en, que significa a véspera do dia de Todos os Santos, os seus costumes são estranhos para muitos e por isso mostramos-lhe aqui em umComo.com.br quais são as tradições de Halloween e as suas origens.
A abóbora
Símbolo do Halloween, o Jack ou Lantern consiste numa abóbora com um rosto esculpido que se ilumina com uma vela, esta tradição têm a influências dos irlandeses e da sua lenda do Jack, um homem mau que ao morrer não é aceite nem no céu nem no inferno e por isso vagueia pelo mundo com uma couve e uma vela em busca de uma entrada para esses lugares. A couve foi substituída pela abóbora, mais comum nos EUA e popularizou-se tornando-se o símbolo desta festa.
O disfarce para se divertir
Uma parte da magia do Halloween consiste em disfarçar-se, a origem desta tradição remonta à Europa, quando a peste fustigou o continente e durante a celebração do dia de Todos os Santos surgiram algumas representações artísticas que se realizavam nas missas, onde as pessoas se disfarçavam para lembrar aos crentes o quão vulnerável é o ser humano perante a morte, o costume popularizou-se, sempre com a morte como mote, podendo ser a explicação para os disfarces do dia das bruxas.
Toco à tua porta e espero no mínimo um biscoito
Nos EUA não há Halloween sem o "Trick or Treat", o doçura ou travessura onde as crianças vão de casa em casa pedindo doces, tradição relacionada com a perseguição dos protestantes aos católicos em Inglaterra, depois de uma tentativa de atentado ao rei protestante James I, os homens protestantes da época criaram uma celebração de falsa onde iam a casa dos católicos tapados com máscaras exigindo cerveja e bolos, esta ideia transformou-se até fazer parte da celebração do Halloween.
Mas porquê tanto alarido por causa de um doce
Todos gostamos de doces, mas não é por isso que são o centro do Trick or Treat, na realidade deve-se novamente à sua relação com a festa de Todos os Santos onde o cristãos europeus iam de povo em povo pedindo bocados de pão doce para rezarem pela alma dos defuntos, quanto mais os familiares ofereciam melhor, a tradição manteve-se e adaptou-se ao Halloween.
As assustadoras Bruxas
O Halloween também é conhecido como a noite das bruxas, porque é nesta data que o mundo dos vivos se mistura com o mundo dos mortos, segundo conta a lenda, muito importante para quem, como as bruxas, pactua com o diabo, convertendo-se na véspera do ano novo à bruxaria, uma data poderosa onde os feitiços têm ainda mais força e o oculto tem mais presença, daí a explicação para que o disfarce de bruxa seja um dos favoritos desta celebração. educacao.umcomo.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário