quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DARKNESS 2013 (PART 1)

Atrações mal assombradas: A obsessão americana pelo Halloween

mauoscar.com Trick or Treat O dia das bruxas ou Halloween é oficialmente celebrado dia 31 de Outubro. Porém durante todo o mês de Outubro, diversas atrações “mal assombradas” espalhadas por todo os Estados Unidos celebram esta verdadeira obsessão nacional pelo medo e susto.
Decoração de Halloween A obsessão americana pelo Halloween é antiga e hoje é uma verdadeira indústria. Segundo esta matéria publicada ontem no New York Times, o crescimento do setor mostra poucos sinais de desaceleração mesmo em tempos de crise e economia estagnada. De acordo com os dados da National Retail Federation estima-se que o gasto total com o Halloween nos Estados Unidos em 2011 supere os 6,8 bilhões de dólares, ante os 3,3 bilhões em 2005.
Decoração de Halloween Segundo esta mesma matéria do NYT, o Halloween americano virou um artigo de exportação. Prova disso é o Universal Studios de Cingapura estar sediando pela primeira vez o famoso Horror Nights fora dos EUA. Enquanto a Disney leva o Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party para os parques em Paris, Hong Kong e Tóquio.
Decoração de Halloween Este ano, mais uma vez, fizemos parte destas estatísticas (afinal quem não curte levar um susto de mentira) e acabamos visitando algumas das atrações consideradas entre as melhores e mais assustadoras atrações de Halloween nos EUA. Todas foram excelentes e diferentes entre si de alguma maneira.
Interior da Eastern State Penitentiary durante o Terror Behind Walls Na minha opinião, a mais realista de todas que visitamos foi o Terror Behind The Walls at Eastern State Penitentiary em Philadelphia. Para quem não sabe, a Eastern State Penitentiary foi um presídio modelo construído em 1829 que foi desativado em 1971 e hoje encontra-se em estado controlado de ruína. Só pelo fato de o evento não ser montado num cenário “fake” como nos parques em Orlando já faz toda a diferença. O local de dia já é assustador (veja este post), agora imagine à noite….
Eastern State Penitentiary em Philadelphia durante Halloween Além do Terror Behind The Walls at Eastern State Penitentiary em Philadelphia, aqui na região em que moramos, existem pelo menos uma dúzia de locais mal assombrados que abrem as portas nesta época do ano. Entre eles o Bates Motel, localizado em Glen Mills na Pennsylvannia o local foi considerado uma das 3 melhores atrações de Halloween dos EUA nos 5 últimos anos pela mídia especializada. Estivemos lá numa plena terça-feira a noite e o local estava absolutamente lotado.
Gargula na Eastern State Penitentiary Ao contrário das outras atrações de Halloween que visitamos aqui nos EUA, no Bates Motel os personagens chegam a tocar nas pessoas. São basicamente 3 atrações em 1. A melhor de todas na minha opinião foi o passeio por uma floresta mal assombrada puxada por um trator com várias surpresas pelo caminho. Além disso, o milharal (Corn Maze) e a casa mal assombrada completam o roteiro à la filme de terror. Até eu que não tenho medo dessas coisas cheguei a tomar alguns sustos…EXCELENTE!!
Milharal no Bates Motel em Glen Mills, PA No final de Setembro/início de Outubro, estivemos na Flórida onde já estavam acontecendo as tradicionais festas de Halloween nos Parques Temáticos de Orlando. Estes eventos acontecem em algumas noites especiais durante final de Setembro e início de Novembro. E foram um dos reposnsáveis em trazer o terror das telas do cinema para o Halloween dos dias de hoje.
Fila na Entrada do Bates Motel Acabamos indo ao Horror Nights do Universal Studios e ao Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party no Magic Kingdom da Disney.
Horror Nights no Universal Studios Orlando No Universal Studios o destaque fica por conta dos efeitos especiais e pelo capricho da produção do evento. Este ano, o tema do Horror Nights de Orlando foi Lady Luck. Uma linda mulher de cabelos ruivos que vira uma fera com sede de sangue, na companhia de várias outras almas penadas e criaturas tenebrosas que vagam pelo parque. Definitivamente uma atração para maiores de 16/18 anos, embora a idade mínima exigida era 13 anos.
Horror Nights no Universal Studios em Orlando Ao todo oito instalações mal-assombradas espalhados pelo parque (Nevermore: The Madness of Poe, The Forsaken, H.R. Bloodengutz Presents: Holidays of Horror, The Thing, Saws N’ Steam: Into the Machine, The In-Between, Winter’s Night: The Haunting of Hawthorn Cemetery e Nightingales: Blood Prey) e outras seis áreas em que os personagens aparecem assustando os visitantes (Acid Assault, Canyon of Dark Souls, Grown Evil, NightMaze, 7 e Your Luck Has Run Out), além de dois shows ao vivo (Bill & Ted’s Excellent Halloween Adventure e Death Drums).
Show Halloween no Universal Studios em Orlando O Horror Nights acontece tanto no Universal Studios de Orlando quanto em Los Angeles (Hollywood) e Singapura. Porém o tema é diferente um do outro. O evento de Orlando é considerado o melhor Halloween de parque temático nos Estados Unidos. E não é nada barato e mesmo assim fica abarrotado de gente. Para cada atração foi preciso esperar em alguns casos mais de 30 minutos na fila, mas mesmo assim deu para fazer tudo.
Homens de preto no Horror Nights do Universal.. Pouca luz e sem tripé = fotos ruins Para quem visita o Universal Studios ou o Island of Adventure em Orlando durante os dias de Horror Nights, é possível combinar ingresso já comprado com um upgrade para o Horror Nights e economizar. Mais informações sobre as datas, preços e horários: Orlando FL Hollywood CA Na Disney a festa de Halloween acontece no Magic Kingdom, o qual reserva noites especiais para o Dia das Bruxas do Mickey, o Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party (festa não tão assustadora de Halloween). É uma ótima pedida para os pequenos. Mas como no Magic Kingdom todo mundo volta a ser criança então a festa é para todas as idades.
Halloween no Magic Kingdom Um dos momentos mais especiais é o Mickey’s Boo-to-You Halloween Parade, um desfile especial que reúne os principais vilões da Disney como a Bruxa do Branca de Neve e os 7 anões, Jafar do Alladin, Malvina Cruela do 101 Dalmatas, entre vários outros. A festa ainda conta com o tradicional trick or treat para a criançada. O encerramento é em alto estilo com o show de fogos Happy HalloWishes. Mais informações sobre as datas, preços e horários: Orlando FL Annaheim CA
Festa de Halloween na Disney Esta data, também coincide com nossa chegada aos EUA em 2009. Naquele ano vivenciamos muito pouco, ou quase nada do Halloween nos EUA. Chegamos à Delaware no final da tarde, e como não conhecíamos absolutamente nada e ninguém e nem sequer tinhamos um carro com GPS acabamos desistindo da idéia de se aventurar pela região. Acabamos dormindo cedo e perdendo o melhor da festa. Tudo por conta do JetLag :P . Nos dias subsequentes, podemos observar o final de festa. Nas lojas tudo o que sobrou de decoração era vendido com mais de 75% de desconto. Já nas casas, vários Jacks-O-Laterns em seus últimos suspiros de vida. Os quais iam desaparecendo um após o outro, dando lugar às guirlandas e outras decorações natalinas.
Lanternas de Halloween mais para lá do que para cá Em 2010 por outro lado, vivenciamos todos os preparativos do Halloween. Fizemos tudo que a tradição manda. Enfeitamos a casa, compramos nossas abóboras, um carving kit e confeccionamos até mesmo nossas próprias lanternas. No final das contas, por serem elas serem as primeiras que fizemos na vida até que não ficaram nada mal.
Nossas Lanternas de Halloween em 2010 Compramos doces e chocolates para o Trick or Treat (Doces e Travessuras) na esperança de alguma criança fantasiada viesse bater na nossa porta. Mas como nossa casa antiga aqui em Delaware tinha portão e muro acabamos não recebendo visitas. Coisa que este ano certamente não irá acontecer novamente. Visto que moramos num condomínio cheio de famílias com crianças. Em 2010 também fomos até o Fright Fest no Six Flags Great Adventure em New Jerseypara o evento de Halloween do parque. Foi extremamente divertido. Embora dentre as atrações de Halloween para adultos que conhecemos aqui nos EUA foi a mais fraquinha de todas na minha opinião. Mas que ainda vale à pena só pelo fato de você ir ao King Da Ka à noite.
Decoração do Fright Fest no Six Flags Great Adventure em Jackson, NJ Em outras palavras, é difícil se não impossível encontrar algum lugar neste país que não tenha adotado a data em seu calendário de eventos culturais. Seja em competições envolvendo abóboras (veja a lista ao fim deste post aqui) ou com festas à fantasia e crianças fazendo o Trick or Treat (Doces ou Travessuras). Falando em festas à fantasia, quase todas as cidades de médio e grande porte dos EUA sediam neste final de semana as tradicionais Halloween parades. Desfiles como Village Halloween Parade em NY por exemplo. Aqui em Delaware a parade mais tradicional acontece em Rehoboth Beach, porém aqui em Wilmington existe o Halloween Loop, um ônibus/Trolley “mal assombrado” que circula por 23 bares e estabelecimentos com festa de halloween no sábado de véspera ao dia 31/10.
Nossos espantalhos de Halloween Aproveitando este post, segundo o site Hauntworld estas são algumas das atrações de Halloween mais assustadoras dos EUA em 2011 e olha que 8 das 30 atrações estão em até 2 horas de carro daqui de Delaware e olha só quem está em primeiro lugar.
Cabeças pelo Milharal no Bates Motel

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Trick or treating?

A tradição de pedir doces, o 'Trick or treating?', também tem origem em antigos costumes celtas. Na comemoração da última colheita, os celtas pediam comida de porta em porta para oferecer aos deuses. Os jovens percorriam a vizinhança e recolhiam madeira ou material inflamável com os quais faziam imensas fogueiras.
Outra possível origem para o 'Trick or treating?' é um costume europeu do século 11: naquela época, no dia 2 de novembro (Dia de Finados), os cristãos iam de vila em vila pedindo bolos feitos de pedaços quadrados de pão com groselha, os soul cakes. Quanto mais soul cakes, mais orações eram prometidas às almas dos parentes mortos daquela casa. Na época, acreditava-se que os mortos ficavam no limbo por um período, e que as orações apressavam sua ida para o céu. klickeducacao.com.br

O que significa “trick or treat”?

[by Marco Rink, inFlux Blumenau]
‘Trick-or-treat’ é uma brincadeira tradicional do Halloween, que acontece com mais frequência nos EUA, Irlanda e Canadá. As crianças vão de casa em casa, fantasiados de bruxas, vampiros, fantasmas e perguntam ‘trick or treat?’ [doces ou travessuras?] ao morador. Geralmente as crianças ganham os doces. Porém, se o anfitrião não tiver doces ou ignorar o pedido, pode receber uma travessura como ter sua casa coberta por spray de espuma colorida ou papel higiênico. Essa brincadeira tem sua origem no século IX também na Europa. No dia dois de novembro, dia de todas as almas, cristãos iam de casa em casa pedindo “soul cakes” [bolos de alma], que eram feitos de pequenos pães embebidos em mel ou groselha. Então, quem ganhava um desses bolos deveria fazer uma oração a um parente morto do doador, pois acreditavam que as almas ficavam no limbo após sua morte, e que as orações às ajudariam a irem para o céu. A atividade é a parte mais tradicional e esperada da comemoração do Halloween e socialmente muito importante também, pois além de muito divertida, mobiliza a sociedade como um todo, seja no comércio com a venda de doces ou na participação social em interação com as crianças na confecção de fantasias. Aqui no Brasil não é uma tradição, mas em alguns condomínios fechados, os moradores se mobilizam para criar um clima muito parecido. influx.com.br E para terminar, a equivalência para “brincar de trick or treat” em inglês é “go trick or treating“. Veja os exemplos abaixo: My kids like to go trick or treating on Halloween. [Meus filhos gostam de brincar de "trick or treat" no Halloween.] Are you going trick or treating this year? [Você vai brincar de "trick or treat" esse ano?]

All Halloween Horror Nights 2013 scare zones at Universal Orlando, featu...

Walking Dead: No Safe Haven at Halloween Horror Nights 2013 Universal St...

Insidious: Into the Further (Nightvision) Halloween Horror Nights 2013 U...

Evil Dead Maze (Nightvision) Halloween Horror Nights 2013 Universal Stud...

Quais são as tradições de Halloween

Em 31 de Outubro celebra-se o Halloween, uma das festas mais populares nos Estados Unidos que pouco a pouco, mediante a influência da televisão e do cinema, está sendo acolhida também noutros países, contagiando todo o mundo com a desejo de festejar também o Halloween. De origem celta, o seu nome vem da abreviatura da frase All Hallows E'en, que significa a véspera do dia de Todos os Santos, os seus costumes são estranhos para muitos e por isso mostramos-lhe aqui em umComo.com.br quais são as tradições de Halloween e as suas origens. A abóbora
Símbolo do Halloween, o Jack ou Lantern consiste numa abóbora com um rosto esculpido que se ilumina com uma vela, esta tradição têm a influências dos irlandeses e da sua lenda do Jack, um homem mau que ao morrer não é aceite nem no céu nem no inferno e por isso vagueia pelo mundo com uma couve e uma vela em busca de uma entrada para esses lugares. A couve foi substituída pela abóbora, mais comum nos EUA e popularizou-se tornando-se o símbolo desta festa. O disfarce para se divertir
Uma parte da magia do Halloween consiste em disfarçar-se, a origem desta tradição remonta à Europa, quando a peste fustigou o continente e durante a celebração do dia de Todos os Santos surgiram algumas representações artísticas que se realizavam nas missas, onde as pessoas se disfarçavam para lembrar aos crentes o quão vulnerável é o ser humano perante a morte, o costume popularizou-se, sempre com a morte como mote, podendo ser a explicação para os disfarces do dia das bruxas. Toco à tua porta e espero no mínimo um biscoito
Nos EUA não há Halloween sem o "Trick or Treat", o doçura ou travessura onde as crianças vão de casa em casa pedindo doces, tradição relacionada com a perseguição dos protestantes aos católicos em Inglaterra, depois de uma tentativa de atentado ao rei protestante James I, os homens protestantes da época criaram uma celebração de falsa onde iam a casa dos católicos tapados com máscaras exigindo cerveja e bolos, esta ideia transformou-se até fazer parte da celebração do Halloween. Mas porquê tanto alarido por causa de um doce Todos gostamos de doces, mas não é por isso que são o centro do Trick or Treat, na realidade deve-se novamente à sua relação com a festa de Todos os Santos onde o cristãos europeus iam de povo em povo pedindo bocados de pão doce para rezarem pela alma dos defuntos, quanto mais os familiares ofereciam melhor, a tradição manteve-se e adaptou-se ao Halloween. As assustadoras Bruxas
O Halloween também é conhecido como a noite das bruxas, porque é nesta data que o mundo dos vivos se mistura com o mundo dos mortos, segundo conta a lenda, muito importante para quem, como as bruxas, pactua com o diabo, convertendo-se na véspera do ano novo à bruxaria, uma data poderosa onde os feitiços têm ainda mais força e o oculto tem mais presença, daí a explicação para que o disfarce de bruxa seja um dos favoritos desta celebração. educacao.umcomo.com.br

Qual a origem da comemoração do Halloween?

Uma versão ancestral da festa - que por aqui também é conhecida como Dia das Bruxas - provavelmente surgiu na Europa, centenas de anos antes de Cristo. Originalmente, o Halloween era um ritual dos celtas, um povo que habitou a Grã-Bretanha e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. Para eles, a noite de 31 de outubro, data da comemoração até hoje, indicava o início do Samhain, uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, "a estação da escuridão e do frio", um período associado aos mortos. "No Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados", diz a historiadora Clare Downham, da Escola de Estudos Celtas, na Irlanda. Como se pregava que esse contato libertava todo tipo de espírito, as pessoas acreditavam que, durante aquela noite, fantasmas, demônios e fadas ficavam à solta. Para representar esse caos sobrenatural, os celtas se fantasiavam com peles e cabeças de animais abatidos para o inverno. A crença nos espíritos também despertou outros costumes típicos da festa, como o uso de leite e comida (hoje substituídos por doces) para acalmar os visitantes do além. Outras tradições, porém, foram deixadas de lado, como o hábito de acender fogueiras para espantar os espíritos. Bem depois, no século 9, a festa foi influenciada pela expansão do cristianismo na Grã-Bretanha. Na tentativa de acabar com os festejos pagãos, o papa Gregório III consagrou o dia 1º de novembro para a celebração de Todos os Santos. Surgiu daí a própria palavra halloween, originada de all hallows eve, que em português quer dizer "véspera do dia de Todos os Santos". Finalmente, no século 20, o Halloween juntou ao seu caldeirão de influências a força da cultura dos filmes de terror, que hoje dão o tom da celebração tanto na Grã-Bretanha como nos Estados Unidos. Terror modernizado Festa atual guarda poucas semelhanças com os rituais celtas que a inspiraram
NABO QUE VIROU ABÓBORA O símbolo mais conhecido da festa, a cara assustadora esculpida em abóboras, representa uma antiga lenda celta: Jack, um homem mesquinho condenado a vagar pela eternidade, pediu uma brasa ao capeta e a colocou dentro de um nabo para iluminar seu caminho. Com a imigração irlandesa para os Estados Unidos no século 19, o vegetal foi trocado. Como o nabo era difícil de ser encontrado na América, ele foi substituído pela abóbora acesa com uma vela, que ganhou o nome de Jack da Lanterna
CHAMA RENOVADORA Na Antiguidade, o fogo era o elemento mais importante do Halloween, que coincidia com o Ano-Novo dos celtas. Na noite da celebração, em 31 de outubro, os druidas, sacerdotes desse povo, acendiam fogueiras para simbolizar a renovação das esperanças para o ano seguinte. No topo das montanhas, o fogo também servia para espantar os espíritos. Algumas festas mantêm tochas até hoje, mas apenas para decoração
CHANTAGEM ANCESTRAL Segundo a crença celta, o caos reinava na noite do Halloween. Para acalmar os espíritos despertados, era comum deixar leite e comida na porta de casa. A moda pegou nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, onde até hoje as crianças saem fantasiadas para pedir doces — quando não são atendidas, ameaçam pregar um susto, como fariam os espíritos. A senha é a famosa expressão ("travessura ou gostosura"), provavelmente usada pela primeira vez na década de 30
BRUXAS DO BEM Outra presença inconfundível no Halloween são as bruxas, mulheres de aparência assustadora que usam a magia para fazer o mal. Essa descrição negativa, entretanto, surge só no século 9, com a influência do cristianismo na comemoração. Para os celtas, as bruxas eram apenas mulheres que conheciam poderes terapêuticos de plantas e ervas. Elas faziam parte da comunidade e podiam participar normalmente das celebrações
MONSTROS HOLLYWOODIANOS O costume de se fantasiar também surgiu com os celtas, que na época vestiam-se para a festa usando a cabeça e a pele de animais abatidos antes do início do inverno. Atualmente, a fauna monstruosa se modificou bastante, principalmente pela influência das produções de Hollywood. Vampiros, múmias, lobisomens e outros personagens do cinema são presenças garantidas em qualquer Halloween. abril.com.br